Pesquisar este blog

Alunos do Colégio Paraná relacionam massacre do dia 29 de Abril com Revolução Francesa

Alunos do terceiro ano do curso Técnico em Informática, do Colégio Paraná, em Loanda, fizeram um trabalho de história, disciplina ministrada pelo professor Cleder Mariano Belieri , relacionando o massacre ocorrido no dia 29 de Abril, no centro cívico em Curitiba, com a Revolução Francesa.

Os alunos do período noturno se encarregaram de montar painéis para exposição no pátio do Colégio, enquanto os do período matutino montaram um vídeo, disponível em www.loandaemvideo.com.br, expondo a linha do tempo e as relações entre os dois fatos históricos.

Os trabalhos foram apresentados para as demais turmas do Colégio e despertou grande interesse nos discentes em entender mais sobre a luta por direitos, marcada pela violência decorrente da opressão e tirania daqueles que não respeitam o princípio da igualdade, vendo-o como ameaça aos interesses da classe dominante.

Um dos pontos altos da apresentação foi a comparação entre a manifestação do dia 29 de Abril, em frente a Assembleia Legislativa do Paraná, que deixou mais de 200 servidores públicos feridos, com a queda da Bastilha(1789), prisão francesa onde trabalhadores eram presos e torturados por reivindicarem melhores condições de vida e de trabalho.

O trabalho realizado pelos alunos mostrou que os direitos conquistados pela classe trabalhadora não são resultados da boa vontade dos poderes, legislativo, executivo ou judiciário, mas sim, de uma luta constante e histórica que nunca vai ter fim. pois aqueles que se julgam "privilegiados e donos" do Estado ou da Nação, sempre buscarão ostentar sua posição em detrimento das necessidades dos mais pobres.

(Redação: Prof. Roni Márcio Fais - Loanda 30/06/2015).






















Nenhum comentário:

Postar um comentário