Nesta quinta feira, dia 5 de Março de 2015, educadores em greve do NRE de Loanda/PR, se reuniram, no ginásio de esportes João Margato, com pais e alunos de escolas para esclarecer os motivos da greve.
Dezenas de pessoas compareceram ao evento para tirar suas dúvidas e manifestar seu apoio à luta dos educadores. Estiveram presentes também diretores e representantes de várias escolas da região.
Um dos interlocutores foi o professor Manoel, presidente da APP sindicato de Paranavaí, que em seu pronunciamento deixou claro que a luta dos educadores não é por aumento de salário, o que costuma ser a principal causa de uma greve, mas sim pela preservação de direitos, não apenas dos profissionais da educação, mas principalmente, direitos dos alunos, que na atual conjuntura perderam programas de contra-turno, perderam o direito de se matricular em períodos mais adequados as suas necessidades, devido ao fechamento de turmas, dentre muitas outras reivindicações, que embora o governo insista em dizer que já atendeu, não se encontram disponíveis no sistema para oferta nas escolas, isso sem falar na falta de repasses para pagamento das despesas básicas como: produtos de limpeza; material de expediente; manutenção de equipamentos e infraestrutura geral. O professor Manuel destacou ainda, que no final de 2014 a situação das escolas já era ruim, mas que agora passou a ser insustentável, chegando ao ponto de haver situações vexatórias de escolas em que falta até papel higiênico. Ele concluiu dizendo que o maior absurdo da luta que está sendo travada pelos educadores é o de fazer com que a escola volte a ser ruim, para que pelo menos, saia da condição de impraticável que se encontra no momento.
GIGANTES SÃO OS MESTRES NOS OMBROS DOS QUAIS EU ME ELEVEI.
ResponderExcluirGIGANTES SÃO OS MESTRES NOS OMBROS DOS QUAIS EU ME ELEVEI.
ResponderExcluir